O RADAR PULSADO

Os RADARES pulsados são aqueles onde o mecanismo de transmissão alterna entre intervalos de emissão e períodos de escuta. Assim, temos a propagação de um pulso eletromagnético de duração finita. Na figura abaixo, podemos observar as características do pulso, onde temos a Largura do Pulso ( Tp ), Intervalo de Repetição do Pulso ( T0 ), Amplitude do Pulso ( Ap ) e Frequência ( fr ) :

MEDIDA DE DISTÂNCIA

A distância entre a antena de um RADAR e um alvo ( RAlvo ) pode ser determinada através da medida do intervalo de tempo entre a emissão e a detecção (∆t). Sabendo que a onda eletromagnética se desloca na velocidade da luz (c) e que o sinal faz o trajeto RADAR x Alvo x RADAR, temos a seguinte representação matemática:

Independente da potência irradiada, o RADAR pulsado tem o seu alcance mínimo e alcance máximo relacionados a Largura do Pulso ( Tp ), Intervalo de Repetição do Pulso ( T0 ), descritos na seguinte expressão matemático:

FREQUÊNCIA DE REPETIÇÃO DE PULSO

A Frequência de Repetição de Pulsos (FRP) (ou PRF, do inglês Pulse Repetition Frequency) é o número de pulsos transmitidos por um radar em um dado intervalo de tempo, normalmente, medidos em Hertz (Hz).

Se um sinal eco do alvo retornar depois do intervalo de tempo de escuta do RADAR, esse sinal não será detectado. Dessa forma, temos uma segunda expressão que define o Alcance Máximo, que é o Alcance Máximo Não Ambíguo:

CÉLULA DE RESOLUÇÃO RADAR

A Célula de Resolução RADAR corresponde a um volume em que uma alvo é detectado, considerando que não poderemos distinguir a existência de mais de uma alvo, na mesma posição. Na figura abaixo, podemos observar que a Célula depende da abertura do feixe de detecção nos eixos de elevação (θelev) e azimute (θazi), e que a distância depende da Largura do Pulso.

Referências:

F. Neri, Introduction to Electronic Defense Systems (2nd Edition), SciTech Publishing: Raleigh, 2006, pg 86-94.