No início do século 20, começaram a surgir tecnologias que permitiriam a comunicação sem fio. O brilhante físico italiano Guglielmo Marconi foi um dos grandes percursores dessa revolução. (Nota: o inventor Nicolas Tesla é o Pai da Comunicação Sem Fios).
Em 1899, ele conseguiu realizar uma comunicação sem fio através do Canal da Mancha, e em 1901 conseguiu que uma mensagem emitida da Inglaterra fosse ouvida no Canadá. Em 1909, 1700 pessoas são salvas de um naufrágio graças ao sistema de radiotelegrafia de Marconi. Em poucos anos, todos os Navios de Combate no mundo operavam Radiotelégrafos.
A primeira utilização da Radiotelegrafia Sem Fio em Guerras, foi na Guerra Russo Japonesa, que durou de fevereiro de 1904 à setembro de 1905, resultando na derrota russa e na consolidação do Japão como uma liderança militar na região.
A Guerra Eletrônica foi empregada pela primeira vez na Batalha de Tsushima, em 27 MAIO 1905, onde observamos a utilização das Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica e as Medidas de Ataque Eletrônico.
Às 04h 30min, durante a madrugada, o Cruzador Japonês Shinano Maru avistou o Navio Hospital Russo Oryol. O Oryol confundiu o cruzador japonês com um navio da frota russa e lhe enviou sinais de luzes. O Comandante do Shinano Maru concluiu que haveriam outros navios russos operando na área e estabeleceu um deslocamento paralelo ao Oryol.
Às 04h 45min, com a dissipação da camada de neblina, o Shinano Maru avistou mais de 10 embarcações de combate e cruzadores russos em uma formação. A frota russa também avistou o cruzador japonês e passou a apontar todos os canhões em sua direção.
Os operadores de radiotelégrafos russos, sabendo da alta capacidade de seus equipamentos, realizaram emissões na mesma frequência das comunicações do navio japonês, com a intenção de bloquear seu enlace com a frota japonesa. Considerando a potência do bloqueio eletrônico e a distância entre o navio Shinano Maru e a Esquadra Japonesa, do Almirante Togo, podemos concluir que foi o primeiro Bloqueio Eletrônico realizado com sucesso, no conceito de uma Medida de Ataque Eletrônico (MAE).
Por algum motivo desconhecido até hoje, o Comandante da Esquadra Russa deu a ordem para finalizar o bloqueio eletrônico. Isso permitiu o envio da mensagem “Avistamos o Inimigo”. Os operadores de radiotelégrafos russos perceberam que se tratava de uma grande batalha, pois em poucos minutos a quantidade de mensagens cresceu em alta velocidade.
Os japoneses utilizaram melhor o monitoramento do espectro para localizar a posição dos navios russos e manter uma distância segura (entre 30 e 40 milhas náuticas). O Almirante Togo posicionou sua frota de forma a ter vantagens no uso de seus canhões, resultando na vitória da frota japonesa sobre a esquadra russa.
Esse foi o primeiro emprego da Guerra Eletrônica em Combate. Segue abaixo o vídeo sobre o assunto.