EXERCÍCIO 1:
Quando uma aeronave de ataque lança uma bomba convencional (sem guiamento) sobre um RADAR, essa ação é uma:
a) Medida de Ataque Eletrônico
b) Medida de Apoio à Guerra Eletrônica
c) Medida de Proteção Eletrônica
d) Nenhuma das alternativas acima
RESPOSTA:
A resposta correta é a alternativa “d”, “Nenhuma das alternativas acima”, pois um ataque cinético a um RADAR não utiliza o Espectro Eletromagnético em nenhuma fase de sua execução. Dessa forma, não podemos classificá-lo como uma Medida de Guerra Eletrônica.
EXERCÍCIO 2:
Quando na Batalha de Tsushima, a Esquadra Russa emitiu ondas eletromagnéticas nas mesmas frequências da Esquadra Japonesa, o Navio Shinano Maru perdeu as comunicações com o Navio Capitânia. Os operadores russos tiveram sucesso no bloqueio das comunicações japonesas, mas uma ordem superior determinou a suspensão das atividades. Podemos classificar as emissões russas com uma:
a) Medida de Ataque Eletrônico
b) Medida de Apoio à Guerra Eletrônica
c) Medida de Proteção Eletrônica
d) Nenhuma das alternativas acima
RESPOSTA:
A resposta correta é a alternativa “a”, Medida de Ataque Eletrônico, pois as emissões eletromagnéticas russas tiveram como objetivo degradar as comunicações sem fio japonesas.
EXERCÍCIO 3:
Considerando um Sistema RADAR teórico, com comportamento descrito nas aulas anteriores, qual a Largura de Pulso ( Tp ) para que a sua Distância de Detecção Mínima ( RMin ) seja 5 km?
RESPOSTA:
EXERCÍCIO 4:
Qual a Frequência de Repetição de Pulso (FRP) para que NÃO se tenha ambiguidade na detecção de um alvo a uma Distância de Detecção Mínima (RMin) de 10 km?
RESPOSTA:
EXERCÍCIO 5:
O RADAR Pulsado consegue detectar um alvo através da reflexão da onda eletromagnética que incide nele. Porém, se dois alvos estiverem muito próximos, as reflexão dos dois alvos resultarão em apenas um plote na tela do Operador RADAR. Esse exemplo é observado com aeronaves voando em formatura básica, onde os aviões se posicionam em “V”, muito próximos. Na figura abaixo , podemos observar o voo de 4 aeronaves na mesma Célula de Resolução RADAR.
Considerando que uma aeronave F-117 Nighthawk possuí 20 metros de comprimento, qual deve ser a Largura de Pulso de um RADAR de Vigilância para que ele detecte duas aeronaves em formação, quando uma estiver exatamente atrás da outra?
RESPOSTA:
EXERCÍCIO 6:
Qual será a Potência Recebida (Pr), no caso de um RADAR que emite uma Potência de 10kW (PT ), com uma Antena de Transmissão com 20 dB de Ganho (GT ), com uma Antena de Recepção com 20 dB de Ganho (GR ), distância entre Antena e Alvo de 80 km (d), trabalhando na frequência de 800 MHz (f), considerando que o alvo apresenta uma Seção Reta RADAR de 35m2?
RESPOSTA:
Nesse exemplo ignoramos as perdas atmosféricas por absorção e muito outros fatores, que em sua grande maioria degradam o processo de emissão e recepção. Mas podemos facilmente perceber que para distância de centenas de quilômetros, as perdas são colossais.
EXERCÍCIO 7:
O RADAR Fan Song, ou RADAR RSN-75 (segundo a designação Padrão NATO) é um RADAR de detecção de alvos e guiamento de mísseis, desenvolvidos pela Rússia, durante a Guerra Fria, para conduzir o Sistema de Mísseis Superfície-Ar S-75 (SA-2 Guideline). Ele possuí 6 versões, o A, B, C, D, E e o F, que trabalham em duas faixas de frequência: Banda S e Banda C. Ele foi muito empregado na Guerra do Vietnã, e possuí um alcance máximo de 150 km. Veja as suas características na Tabela abaixo (Jane’s Radar and Electronic Warfare Systems 2011-2012):
Considerando a versão “Fan Song E”, qual o tamanho da célula de resolução em distância, em metros?
RESPOSTA:
Referência:
Jane’s Radar and Electronic Warfare Systems 2011-2012 (Jane’s Radar & Electronic Warfare Systems) (9780710629678): Martin Streetly: Books.
F. Neri, Introduction to Electronic Defense Systems (2nd Edition), SciTech Publishing: Raleigh, 2006, pg 44-50.